A História de Salomão - Parte 1: Sabedoria, Fama e Riqueza

 

Rei Salomão
Microsoft Bing - Criador de imagem da plataforma DALL-E

A História de Salomão - Parte 1: Sabedoria, Fama e Riqueza

Salomão, reconhecido como o rei de Israel devido à sua imensa riqueza, sabedoria e fama, teve seus últimos anos marcados por escolhas imprudentes. Ele foi o terceiro rei de Israel e governou todo o reino por quatro décadas, sucedendo a seu pai, Davi.

A história de sua vida pode ser encontrada no primeiro livro dos Reis, especialmente nos capítulos de um a onze, bem como nos livros de Crônicas. 

Salomão é autor de vários textos bíblicos, incluindo o Livro dos Provérbios, Eclesiastes, o Cântico dos Cânticos e provavelmente escreveu os Salmos 72 e o 127.

Além disso, Jesus mencionou Salomão duas vezes em seus ensinamentos, conforme registrado no Evangelho de Mateus (6.29 e 12.42).

Salomão executa Adonias, Joabe e Simei

Salomão assumiu o trono de seu pai, Davi, e seu reinado se fortaleceu consideravelmente. Então, Adonias, filho de Hagite, veio a Bate-Seba, mãe de Salomão, e ela perguntou: "A tua vinda é de paz?" E ele respondeu: "Sim, é de paz." Em seguida, ele disse: "Há uma coisa que preciso lhe dizer.

Você sabe que o reino deveria ter sido meu, e todo o Israel estava esperando que eu me tornasse rei.No entanto, o reino foi dado ao meu irmão pelo Senhor. 

Agora, peço-lhe uma única coisa, por favor, não recuse. Fale ao rei Salomão em meu nome, pois sei que ele não negará meu pedido.

Quero que ele me dê Abisague, a sunamita, como esposa." Bate-Seba concordou e disse que falaria com o rei.Então, Bate-Seba foi ao rei Salomão em nome de Adonias. O rei se levantou para encontrá-la, a saudou e a fez sentar-se à sua direita.

Bate-Seba disse: "Tenho um pequeno pedido a fazer, por favor, não o recuse." O rei respondeu: "Fale, minha mãe, não vou negar o seu pedido." 

Ela então pediu que Abisague, a sunamita, fosse dada em casamento a Adonias. Salomão a questionou indagando-a que Adonias também queria o reino, já que ele era o irmão mais velho.

Salomão disse ainda que Adonias estava tramando contra a vida do rei. E jurou que Adonias pagaria com sua vida e enviou Benaia, filho de Joiada, para executar a sentença. 

O rei Salomão também aconselhou Abiatar, o sacerdote, a se retirar para Anatote, poupando sua vida devido aos serviços prestados a seu pai Davi, mas removendo-o do sacerdócio para cumprir a palavra do Senhor ¹sobre a casa de Eli em Siló.

A notícia da morte de Adonias chegou a Joabe, que havia apoiado Adonias. Joabe fugiu para o tabernáculo do Senhor e agarrou-se às pontas do altar. O rei Salomão soube disso e ordenou a Benaia que o ²matasse ali mesmo.

Salomão então reafirmou sua autoridade ao povo e estabeleceu Benaia como comandante do exército no lugar de Joabe e Zadoque como sacerdote no lugar de Abiatar. Mais tarde, Salomão lidou com Simei, que havia violado seu juramento de não deixar Jerusalém.

Simei foi instruído a construir uma casa em Jerusalém e nunca mais sair da cidade. Se ele saísse, seria condenado à morte. Simei concordou com essas condições e permaneceu em Jerusalém por um tempo.

No entanto, após três anos, dois de seus servos fugiram para a cidade de Gate. Simei foi a Gate para recuperá-los, e Salomão soube disso. 

O rei lembrou Simei do juramento anterior e o condenou à morte. Assim, Salomão consolidou seu poder e governou com justiça (Cf 1 Reis 2.12-46).


O pedido de Salomão em sonho

A sabedoria de Salomão, ele era conhecido por amar o Senhor e seguir os ensinamentos de seu pai, Davi. Embora ele adorasse nos lugares altos; também ia a Gibeão oferecer sacrifícios a Deus.


Foi em Gibeão que o Senhor apareceu a Salomão em um sonho durante a noite e lhe ofereceu qualquer coisa que ele desejasse. Salomão expressou sua gratidão por Deus ser tão bondoso com seu pai Davi, e pediu sabedoria para governar o povo de Israel com justiça.


Deus ficou satisfeito com esse pedido e concedeu a Salomão sabedoria excepcional, além de riqueza e glória. Ele prometeu a Salomão uma vida longa, desde que Salomão seguisse os caminhos do Senhor como Davi havia feito (Cf 1 Reis 3.3-15).


A disputa das duas mulheres e a sabedoria de Salomão

Salomão julga o caso das duas mulheres. O filho de uma das mulheres havia morrido e a mãe do filho morto tirou o filho da outra mulher sem ela perceber, trocando-o.

Pela manhã levantando a mãe para dar de mamar ao filho, percebeu que o menino estava morto, atentando aquela mulher, notou que o menino não era o que ela havia tido.

As duas mulheres prostitutas compareceram perante o rei Salomão com uma disputa sobre a maternidade de um bebê.

Ambas alegavam ser a mãe da criança e contaram uma história conflitante sobre o que aconteceu naquela noite fatídica. 

Para resolver o caso, Salomão ordenou que o bebê fosse dividido em duas partes, uma para cada mulher.

Uma das mulheres, com compaixão pela criança, implorou ao rei que não fizesse isso e sugeriu que o bebê fosse entregue, vivo, à outra mulher. A segunda mulher concordou com a divisão.

O rei Salomão, observando a reação das mulheres, discerniu que a verdadeira mãe era a que se dispôs a dar seu próprio filho para salvá-lo. Então mandou entregar o bebê a verdadeira mãe.

Todo Israel reconheceu a sabedoria de Deus em sua decisão. Salomão foi temido e reconhecido por sua justiça em seu governo (Cf 1 Reis 3.16-28).



Conclusão

As expectativas de Salomão foram superadas pela generosidade ilimitada de Deus, embora o rei só tivesse pedido sabedoria para beneficiar o povo de Israel. Deus reconheceu a sinceridade de Salomão.

O livro de 2 Samuel 12.24-25 refere-se ao nascimento de Salomão e o Senhor o amou. O profeta Natã deu-lhe o nome de Jedidias por amor ao Senhor.

Ele impactou pessoas de todas as nações com a sua extraordinária sabedoria:

Deus concedeu a Salomão uma sabedoria excepcional, um discernimento notável e um vasto conhecimento, tão numeroso quanto os grãos de areia do mar. A sabedoria de Salomão superava a de todos os homens do oriente e até mesmo a sabedoria do Egito.

O erudito Etã, assim como Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol os quais Salomão era superior em sabedoria e a sabedoria do rei Salomão invadiu todas as nações.

Salomão compôs três mil provérbios e escreveu mil e cinco cânticos. Ele descreveu minuciosamente as plantas, desde o majestoso cedro do Líbano até o modesto hissopo que cresce nos muros. 

Além disso, ele discorreu sobre os quadrúpedes, as aves, os animais rastejantes e os peixes.

Pessoas de todas as nações vinham para ouvir a sabedoria de Salomão, enviadas por reis que haviam ouvido falar de sua extraordinária sabedoria (cf 1 Reis 4.29-34).

Principalmente a rainha de Sabá, que ao ouvir rumores sobre Salomão, decidiu investigar por si mesma. Depois de descobrir que a reputação dele superava até mesmo suas expectativas, ela se viu cativada pelo rei (Cf 1 Reis 10.1-13).
Deu ela ao rei cento e vinte talentos de ouro, e muitíssimas especiarias, e pedras preciosas; nunca mais veio especiaria em tanta abundância, como a que a rainha de Sabá ofereceu ao rei Salomão (1 Reis 10.10).


Baseado na Bíblia Sagrada

Leia a continuação deste artigo aqui 👉 A História de Salomão - Parte 2: As Mulheres e a Idolatria

Informações
1 - sobre a casa de Eli em Siló: A profecia contra a casa de Eli - 1 Samuel 2.36
Será que todo aquele que restar da tua casa virá a inclinar-se diante dele, para obter uma moeda de prata e um bocado de pão, e dirá: Rogo-te que me admitas a algum dos cargos sacerdotais, para ter um pedaço de pão, que coma.

2 - matasse
Em 1 Reis 2.1-9, Davi, antes de morrer, deu orientações a Salomão sobre como conduzir seu reinado. Isso incluía instruções a respeito de Joabe, que havia matado dois comandantes de Israel por vingança. Na verdade, Joabe temia perder seu cargo de comandante. Davi aconselhou Salomão a não permitir que Joabe morresse de morte natural, ou seja, Salomão deveria matar Joabe, conforme indicado em 1 Reis 2.5-6.





COMPRE AQUI 👉A DOUTRINA DA BÍBLIA




COMPRE
AQUI 👇
Leitura Bíblica Diária

Referência 

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª edição. Tradução de J. F. de Almeida. Edição revista e atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999. 1728 p


Curta a minha Página, visite o meu Canal no You Tube e me segue nas Redes Sociais: Twitter - Instagram - Facebook - Linkedin - Pinterest

Postar um comentário

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.

Postagem Anterior Próxima Postagem