Jeremias, o Profeta Chorão

Jeremias, profeta chorão
Atribuição: George Frederic Watts, Public domain, via Wikimedia Commons

Jeremias, o Profeta Chorão

Quando falamos do profeta chorão, logo vem à mente o nome de Jeremias, Deus o deu uma missão difícil de ir contra os reis de Judá, os seus príncipes, os seus sacerdotes, e contra o povo da terra; ele foi perseguido e encontrou muita resistência, contudo, não desistiu. Jeremias, o profeta chorão.


Conheça a história de Jeremias

Ele era filho de Hilquias, nasceu em Anatote, território de Benjamim. Anatote é uma das cidades dadas aos filhos de Aarão (cf Josué 21.18) e foi uma cidade sacerdotal. Jeremias era sacerdote, além de profeta.

Quando ele nasceu, a capital de Samaria já havia sido invadida e as tribos do Reino do Norte levadas cativas pelo Império assírio. Conheça a história dessas tribos lendo o artigo deste blog 👉 As Tribos do Reino de lsrael Desapareceram?


Jeremias enfrentou muita resistência e perseguição por parte das autoridades religiosas e políticas de sua época, que não aceitavam suas mensagens de advertência e arrependimento.

Ele, por não desistir da sua missão, foi preso, espancado; seus escritos foram queimados pelo rei Jeoaquim. Também foi jogado no calabouço com lama. Acha pouco? Pois é, apesar de todas as dificuldades, perseguições e sofrimento, ele nunca desistiu do seu chamado profético.


Jeremias continuou a pregar e a escrever, ainda que sua mensagem não fosse ouvida. Quando o rei Jeoaquim queimou o rolo com os escritos de Jeremias, Deus escondeu Jeremias e Baruque, o escrivão, porque o rei ordenou que os prendessem (cf Jeremias 36.26). 

Novamente, Deus manda Jeremias pegar outro rolo e escrever tudo que estava escrito no rolo queimado pelo rei, conclusão, os escritos ficaram melhores e com mais detalhes.

Tomou, pois, Jeremias outro rolo e o deu a Baruque, filho de Nerias, o escrivão, o qual escreveu nele, ditado por Jeremias, todas as palavras do livro que Jeoaquim, rei de Judá, queimara; e ainda se lhes acrescentaram muitas palavras semelhantes. Jeremias 36.32 ARA


No artigo 👉 Deus Ajusta Contas com o Rei Babilônico, deste blog, há um relato sobre a passagem que Jeremias alerta Zedequias e o aconselha a entregar-se ao rei da Babilônia, mas Zedequias não considerou os conselhos de Jeremias e acabou preso na Babilônia até o fim da sua vida, (cf Jeremias 38.14-28; 52.11).


Por que Jeremias é conhecido como o profeta chorão?

O povo não ouvia a mensagem que vinha da parte Deus e isso o deixava com muita dor na alma, porque ele sabia que o juízo de Deus seria inevitável e com o cumprimento das suas profecias, referente a destruição da cidade, acredito que ele ficou triste com a situação de miséria do povo que restou.

Isso porque, quando a cidade de Jerusalém foi destruída, o restante da população foi deportada para a Babilônia, ficando apenas os mais pobres, esse pode ter sido um dos motivos do choro de Jeremias e de ele ser chamado de profeta chorão.


Todas as profecias que Jeremias proferiu contra Zedequias se cumpriram. Suas palavras se tornaram uma fonte de conforto e esperança para os judeus exilados na Babilônia, e suas profecias sobre a restauração de Israel se cumpriram no retorno dos exilados e na reconstrução do Templo em Jerusalém.


Jeremias é um exemplo de fé, coragem e perseverança. Ele enfrentou as dificuldades de sua época com determinação e esperança. Suas mensagens continuam a inspirar e desafiar as pessoas ainda hoje. Além disso, os escritos de Jeremias são considerados uma das grandes obras literárias da Bíblia.

Seus livros contêm poesias poderosas e imagens vívidas que retratam a destruição e o sofrimento que o povo de Judá experimentou. Suas palavras não são apenas um registro histórico, é também uma reflexão sobre a natureza humana e a relação com Deus.


Outro aspecto interessante da figura de Jeremias é que ele é visto por muitos como um precursor de Jesus Cristo. Assim como Jeremias, Jesus foi um profeta que enfrentou resistência e perseguição devido a suas mensagens. Ambos também pregaram a importância do arrependimento e da restauração, e ambos foram rejeitados por muitos.


Jeremias é uma figura importante na história bíblica. Seus escritos e sua vida são uma inspiração para aqueles que enfrentam dificuldades e oposição em sua fé, e sua mensagem de esperança e restauração continua a ressoar até hoje.


Ele fala também, em suas mensagens, sobre a importância de ouvir a voz de Deus e buscar a verdade, elas transmitem verdades relevantes em uma sociedade que muitas vezes se afasta desses valores.


É importante notar que a figura de Jeremias nos convida a refletir sobre nossa própria vida e missão. Assim como ele, somos chamados a viver conforme os valores da fé e a nos opor às injustiças de nossa época.

Também somos chamados a perseverar em nossa fé, mesmo quando enfrentamos dificuldades e oposição. Em suma, Jeremias foi uma figura flexível que estava pronto a se curvar perante Deus e obedecer aos mandamentos dEle.

A sua coragem, perseverança, justiça e compromisso com a fé, serve de exemplo para todos os que buscam viver uma vida de propósito e significado.


Conclusão

A vida e os escritos de Jeremias nos convidam a sermos pessoas de ação, que se levantam contra as injustiças e trabalham para promover a justiça e a compaixão em nosso mundo.

Ele nos ensina que a fé é uma escolha consciente de confiar em Deus, mesmo quando as circunstâncias parecem desfavoráveis, pois Deus está conosco e podemos encontrar esperança em tua presença.

Baseado na Bíblia Sagrada

Por Julio Ferreira Lima







ABREVIATURAS


cf Conferir



Referência Bibliográfica

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª edição. Tradução de J. F. de Almeida. Edição revista e atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1999. 1728 p


Curta a minha Página, visite o meu Canal no You Tube e me segue nas Redes Sociais: Twitter - Instagram - Facebook - Linkedin - Pinterest

Postar um comentário

Deixe o seu comentário para incentivar o nosso trabalho, será de grande valia para o crescimento do blog. Obrigado. Volte sempre.

Postagem Anterior Próxima Postagem