Adoration of the shepherds, by Gerard van HonthorstFonte: Google Arts & Culture |
A Consolação de Israel
Maria estava grávida e havia chegado a hora de dar à luz. Segundo o texto de Lucas, ela envolveu o filho primogênito em panos e, por não haver lugar para eles na estalagem, ela o deitou numa manjedoura.
Há uma tradição que diz que eles estavam numa caverna na encosta da montanha atrás da hospedaria. Uma outra possibilidade é que Ele tenha nascido no lar de uma família pobre, onde os animais viviam sob o mesmo teto
E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. (Lucas 2:7).
O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: (Lucas 2:10).
Os Evangelhos apresentam Jesus com estilos diferenciados do ponto de vista de cada escritor, porém com o mesmo sentido. O Evangelho de João apresenta Jesus como o verbo que se fez carne.
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1.14).
Mateus, mostra através da genealogia de Jesus e do cumprimento das profecias do V.T. que Ele era o Messias tão esperado. Marcos visou os gentios em seus escritos e apresenta Jesus como o Cristo e o filho de Deus.
Lucas revela o cuidado de Cristo com as pessoas menos favorecidas, principalmente os fracos e aflitos. Todos os Evangelhos sinóticos narram o nascimento de Jesus, porém Lucas, por ser um historiador, dá mais detalhes dos personagens envolvidos nesse evento histórico.
Ana e Simeão esperavam a consolação de Israel, pois estavam certos de que as profecias do A.T., de um libertador da casa de Davi, se cumpririam. A esperança que eles tinham não era a mesma esperança que muitos almejavam.
Esses profetas tinham uma visão mais ampliada que ia além do reino humano, todavia a maioria esperava um reino que terminasse com a opressão romana. O próprio Jesus falou que o reino dEle não é deste mundo. O ponto principal da autoridade dEle é de origem divina.
Já foi mencionado em alguns artigos deste blog que Deus preparou o cenário para a vinda de Cristo. Foram muitos Profetas Messiânicos e muitos personagens bíblicos envolvidos nos planos de Deus, destes se destacaram: Abraão, Isaque, Jacó, Tamar, Raabe e Rute, bisavó do rei Davi. São muitos “né”. Deus teve muito trabalho para organizar essa turma até a chegada do nosso Salvador.
Como foi dito acima, o nascimento de Jesus não poderia ser um evento simples, teve a participação especial do anjo, que anunciou aos pastores e com ele uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e uma plateia de pastores. Esplêndido!!!
Os pastores daquela época eram desprezados e não eram considerados dignos de confiança, tinham fama de ladrões e não os aceitavam como testemunhas nos tribunais. Deus exalta aqueles que são humilhados, pois eles tiveram a honra de serem anunciados pelo anjo acerca do consolador.
Simeão e Ana
Simeão
Agora a narrativa começa a ficar emocionante, o homem que aguardava o consolador era justo e temente a Deus. O Espírito Santo o tomou de uma forma grandiosa e o revelou que ele não morreria antes de ver o Messias. Ele, movido pelo Espírito Santo, foi ao templo.
Quando os pais de Jesus o levaram ao templo para apresentá-lo conforme está escrito na lei, Simeão o tomou nos braços louvando a Deus.
Ana
Conclusão
Esse artigo seria mais propício para postar na época do Natal, contudo na história de Simeão e Ana há uma mensagem importante que nos leva a refletir sobre a nossa dependência de Deus. Agora pensa comigo, será que precisamos esperar o Natal para comemorar o nascimento de Jesus?Baseado na Bíblia Sagrada
Por Julio Ferreira Lima
Leia também 👉 Algumas Cidades por Onde Jesus Passou e Jesus Dava exemplos de Gratidão?
Thank you for nice information
ResponderExcluirPlease visit our website.. . .
Good that the information was useful. I visited the website but was unable to translate.
Excluir