Foto e Edição de imagem de Julio F. Lima
Uma Transformação Radical
Mateus e Lucas seguiram os esboços do Evangelho de Marcos, segundo Evangelho pela ordem na Bíblia, apesar de ser o segundo, ele foi o primeiro a ser escrito. Contudo eles não se limitaram apenas nos escritos de Marcos.
Há informações importantes que não se encontram no Evangelho de Marcos, exemplos: (Mt 7.24-27; Lucas 6.47-49), mesmo assim os três Evangelhos: Mateus, Marcos e Lucas são semelhantes, por isso são chamados de sinóticos (Mc 2.1-22; Mt 9.2-17; Lc 5.18-38).
Por que Jesus Escolheu um Homem Odiado pelos Judeus?
Jesus não faz acepção de pessoas, recorda do ladrão da cruz? Veja o que Ele respondeu ao ladrão quando este pediu a Jesus para se lembrar dele: "Jesus respondeu: —Eu afirmo a você que isto é verdade: hoje você estará comigo no paraíso." (Lucas 23.43).
Mateus ao atender o chamado de Jesus para segui-lo, não hesitou em abandonar a garantia que o seu emprego lhe oferecia. Além do salário, tinha lucros nas cobranças, era isento de pagar imposto e recebia muitos outros benefícios de Roma.
Creio que a sua conversão foi imediata, contudo Jesus foi criticado, principalmente quando estava na casa de Mateus jantando com os seus discípulos.
Muitos publicanos e pecadores chegaram e sentaram-se à mesa junto de Jesus. Alguns fariseus criticaram o Mestre por Ele estar na casa de Mateus comendo com publicanos e pecadores, porém Jesus disse-lhes que os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes.
Tudo indica que Mateus era um rapaz culto, por se tratar de ser um funcionário do Império Romano na função de publicano. Também era muito didático, isso é observado na organização do seu Evangelho. Ele divide os ensinos de Jesus em cinco tópicos: ética, discipulado e missão, o reino dos céus, a igreja e o fim dos tempos.
Indaga-se que essa divisão pode ter sido baseada nos cinco livros de Moisés com o objetivo de apresentar Jesus como profeta. Essa indagação de mostrar o Mestre como profeta pode ser observada em Mateus 7.28, ao terminar o sermão do monte: "Quando Jesus acabou de proferir estas palavras".
Jesus e Moisés
Na genealogia em Mateus, Jesus é apontado como filho de Davi. Fazendo uma análise do seu Evangelho, nota-se que há uma comparação de Jesus com Moisés. Vejamos algumas dessas comparações:
Quando Moisés e Jesus eram crianças sofreram ameaças de morte (cf. Êx 1.22 – Mt 2.16)
Moisés sobe o Monte Sinai e traz os 10 mandamentos e Jesus sobe o monte para trazer as Bem-Aventuranças. (cf. Êx 20.1-19 – Mt 5.3-12)
Ambos jejuaram por 40 dias e 40 noites; (cf. Êx 24.18 – Mt 4, 2)
Ambos preservaram as suas vidas no Egito (cf. Êx 2.2 – Mt 2.13).
Leia também 👉 Quem Foi Esse Homem Ousado?, O Discípulo Amado e Um Jovem Inseguro
Conclusão
Acredito que Mateus era um jovem problemático, apesar de a Bíblia não informar quase nada dele, podemos deduzir que algo o atormentava, pensa comigo, já vimos que o seu emprego era muito vantajoso, ele era uma pessoa bem sucedida na vida e tinha estabilidade financeira, então por que ele deixou isso tudo e de súbito decidiu atender o chamado do Mestre? Confesso que fiquei muito confuso.
Pensando bem, a sua escolha foi radical porque ele queria viver uma vida de paz e tudo que o atormentava, ele resolveu jogar fora e se tornar uma nova criatura. O dinheiro compra muitas coisas, menos a nossa salvação. Pensa nisso. 🤔
Baseado na Bíblia Sagrada
Por Julio Ferreira Lima
Informações
– Mateus era filho de Alfeu (Mc 2:14).
– O nome de Mateus está presente em cada uma das listas que aparece no Novo Testamento: Mt 10.3; Mc 3.18; Lucas 6.15 e Atos 1.13.